domingo, 3 de agosto de 2014

Sondas Espaciais em 2014 e 2015

Sonda Espacial Rosetta

Para quem é aficionado em astronomia, e sempre acompanha a exploração espacial com atenção, os anos de 2014 e 2015 podem ser particularmente interessantes.

Neste ano de 2014 temos a visita da sonda espacial Rosetta ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. Esta sonda tem uma parte que vai ficar em órbita ao redor do cometa, e tem também um módulo de aterragem. No momento em que este artigo foi escrito, a sonda Rosetta já obteve algumas fotos do cometa. Se tudo correr bem, em Novembro de 2014 o módulo de aterragem irá pousar na superfície do cometa, algo nunca realizado até ao dia de hoje.

Para saber mais sobre a missão da sonda Rosetta, veja o artigo: Rosetta - Sonda espacial rumo ao cometa Churyumov-Gerasimenko. Para ver fotos deste cometa, obtidas pela sonda Rosetta, veja o artigo: Sonda Rosetta - Fotos do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

Em 2015 será a vez da sonda espacial Dawn chegar ao planeta anão Ceres. Esta sonda espacial já visitou o famoso asteróide Vesta, e dirige-se agora para Ceres. Para saber mais sobre a missão desta sonda, veja o artigo: Sonda Espacial Dawn - Vesta e Ceres.

No ano de 2015, se tudo correr como o previsto, teremos a chegada da sonda espacial New Horizons ao planeta anão Plutão, e aos seus satélites. O maior dos satélites de Plutão é Caronte, onde esta missão também vai se centrar. Para saber mais sobre esta sonda espacial, veja o artigo: New Horizons - Sonda espacial da NASA rumo a Plutão.

Para os aficionados das coisas do espaço, temos aqui três boas missões espaciais para acompanhar com atenção.